Como Escolher as Cores

Como Escolher as Cores

Inspire-se!
ad
Como Escolher as Cores

A cor tem o potencial de se tornar um dos elementos mais fundamentais na decoração de uma habitação. Pode usar cores que iluminem os seus dias, pode fazer o seu espaço parecer maior ou menor, ou reflectir mais ou menos luz, as cores podem ainda identificar facilmente o tipo de casa que tem e até como enfrenta a vida.

escolher as cores para pintar

Quando pretender pintar uma casa e não sabe muito bem que cores usar, pode ir “beber” essa inspiração a muitas fontes. Conforme o caso que tenha em mãos, ou seja, se quer pintar um interior ou um exterior, poderá fazer algumas coisas, simples, que o vão ajudar a encontrar uma solução que lhe agrade;

Não se esqueça que a escolha de cores é uma coisa muito pessoal, as cores que fazem uma pessoa ficar apaixonada podem causar uma impressão totalmente diferente noutra pessoa. É assim mesmo, os gostos não são todos iguais e se fossem seria uma grande chatice. Já viu o que seria o mundo todo pintado de amarelo? O mais importante é que você goste, afinal é você que vai viver na sua casa e por isso é a si que tem que agradar em primeiro lugar.

Inspiração – Dicas e Sugestões

  • Para o interior, pode recorrer a cores já existentes no seu mobiliário e/ou acessórios. Este factor pode ser um excelente ponto de partida para transformar a sua casa num ambiente harmonioso.
  • Dê uma caminhada pelo seu bairro ou num bairro vizinho, para ver que esquemas de cores encontra, e que possam servir de expiração para usar no exterior da sua casa.
  • Se quer pintar um quarto ou mesmo a totalidade do interior da sua casa, pode ver revistas e livros de decoração, ver sites e blogues sobre o tema, como é o caso do nosso site. O nosso site tem vários artigos sobre o tema, ideias e esquemas de cores para o ajudar a encontrar o mais indicado para a sua casa.
  • Dê uma olhadela na sua própria casa, nos seus objectos favoritos, almofadas, sofás, mesas ou cadeiras, móveis, etc., e crie uma paleta de cores a partir destes.
  • Também pode usar um simulador de pintura de ambientes para aplicar as suas ideias. Veja aqui.

Estilo – Iluminação – Cor

sala estilo
Estilo

Que tipo de estilo está à procura para dar à sua casa? Contemporâneo, tradicional ou moderno? A resposta a esta simples pergunta pode ser a chave para a(o) ajudar a definir a paleta de cores a escolher.
Hoje, nas tintas, não há limites para as cores que podem ser feitas, o único limite pode ser a sua imaginação.

sala luz
Iluminação e Cor

A quantidade de luz natural que uma divisão recebe afecta drasticamente a intensidade de uma cor. Divisões viradas a norte ou divisões que recebam pouca luz podem parecer mais leves, se as pintar com tons de cores suaves (por exemplo, brancos ou neutros).
As divisões voltadas para sul, que recebam uma grande quantidade de luz, podem parecer mais quentes, portanto deve levar isso em consideração na altura de escolher as cores a usar.

CORES

amarelos azuis vermelhos
Amarelos Azuis Vermelhos
Os Amarelos podem criar uma sensação de felicidade, e ensolarada, fará também a divisão parecer mais brilhante. O amarelo irradia calor e é uma cor reflexiva Os Azuis podem dar uma sensação de tranquilidade, serenidade e sensação de espaço. Os azuis são cores calmantes para nós e para o nosso meio ambiente. Os Vermelhos podem criar uma sensação maravilhosamente quente, apaixonada com uma pitada de emoção, são reconhecidos como uma cor de força e poder.

 

neutros verdes roxo
Neutros Verdes Roxos
Brancos e neutros são ideais para criarem um cenário limpo, clássico e permitirá que você adicione um pouco da sua cor favorita a qualquer espaço. Tem opções de escolher brancos mais frios ou mais quentes e ou neutros, como cinzas, beges, cremes e tons de café. Os Verdes são relaxantes e repousantes para os olhos, verdes criam uma atmosfera fresca e calma. Existem verdes de diversas tonalidades, pode ser de limão, menta, frutas cítricas, ou folhas de plantas, todos eles combinam com frescura. Decorar uma divisão com roxo pode criar uma ilusão de grandeza. Lavanda é adorável no berço de um bebé e também poderá facilmente tentar um tom de beringela rico para uma parede na sua sala de estar.

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cores Favoritas

As Minhas Cores Favoritas

Cores Tintas e Pintura

Importante - Cores nos Monitores

Apesar de todos os nossos esforços, por razões técnicas, não podemos garantir a precisão das cores que surgem no seu ecrã. Por um lado, a visualização dos tons depende das definições e da resolução do seu ecrã, por outro lado, o tom de uma tinta depende da luz, das cores circundantes e do tipo de tinta escolhida. Para uma escolha mais precisa recomendamos que consulte o leque de cores disponível nas lojas de tintas e, sempre que possível, faça um teste no local a ser pintado, utilizando amostras de tinta nas cores escolhidas.

Ok, percebi
Mostrar Cores Escolhidas