Correspondência entre Cores

Correspondência entre Cores

Inspire-se!
ad
Correspondência entre Cores

A conversão entre cores dos catálogos RAL, NCS e Pantone é bastante complexa. Estes sistemas de cores usam uma base de pigmentos muito diferente na formulação das suas cores, portanto não existe conversão directa entre estes sistemas. Em teoria, usando um espectrofotómetro, podemos obter dados que convertidos em valores RGB, encontrar uma série de cores RAL, NCS ou Pantone similares entre si.

Apesar desta possibilidade, em muitos casos, a percepção está longe da cor que, teoricamente, corresponderia.

Em geral, para cada cor RAL, obtemos várias cores NCS ou Pantone similares, e vice-versa. Mas é aqui que o Metamerismo entra em jogo, diferentes observadores podem dar opiniões diferentes sobre qual a cor que tem mais semelhança com a outra. Isto é um fenómeno completamente normal. Saiba um pouco mais sobre Metamerismo.

O único modo confiável de conversão é colocar as duas cores in situ, sob a luz na qual ela vai ser usada e observar os dois tons num ângulo de observação correto 2-4º e um máximo de 10º.

Entre muitas das cores destes catálogos não existe uma correspondência aceitável. Algumas das cores têm várias correspondências, embora mais ou menos idênticas, em outras não se encontra nenhuma correspondência.

A correspondência entre cores dos catálogos RAL, NCS e Pantone torna-se assim uma tarefa bastante complicada de se obter, ou mesmo impossível. Se precisa de obter uma cor com 100% de correspondência a melhor opção é não o fazer. Escolha outro tom do catálogo de cores com que vai trabalhar, e veja o seu problema resolvido.

Este problema também se aplica às cores de outros catálogos, como as cores dos catálogos desenvolvidos pelas próprias marcas de tintas, por exemplo o CHROMAGUIDE da CIN.
 
 

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cores Favoritas

As Minhas Cores Favoritas

Cores Tintas e Pintura

Importante - Cores nos Monitores

Apesar de todos os nossos esforços, por razões técnicas, não podemos garantir a precisão das cores que surgem no seu ecrã. Por um lado, a visualização dos tons depende das definições e da resolução do seu ecrã, por outro lado, o tom de uma tinta depende da luz, das cores circundantes e do tipo de tinta escolhida. Para uma escolha mais precisa recomendamos que consulte o leque de cores disponível nas lojas de tintas e, sempre que possível, faça um teste no local a ser pintado, utilizando amostras de tinta nas cores escolhidas.

Ok, percebi
Mostrar Cores Escolhidas