Escolher Cores, Como Proceder

Escolher Cores, Como Proceder

Inspire-se!
ad
Escolher Cores, Como Proceder

Vai pintar a sua casa e não sabe como escolher as cores? Não desespere, esse é um problema muito comum.

Para facilitar essa tarefa, comece por fazer um simples exercício. Responda às questões que abaixo indicamos, isto irá filtrar algumas opções e, aos poucos, irá ver que a solução acabará por surgir.

escolher as cores para pintar

Não se esqueça que cores ideais para todos não existem, ou seja, as cores ideais para nós podem não ser para outra pessoa, por isso, se o espaço que quer pintar é para si, deve ter sempre a última palavra em relação às cores escolhidas.

Já pensou em pintar uma sala ou um quarto com as cores da moda, as mais em voga, mas que você não gosta muito ou mesmo nada, como é que vai conseguir viver dias, meses ou até anos entre essas cores? A resposta é óbvia, não vai conseguir, não se vai sentir bem nesse ambiente, e o mais natural é que passado pouco tempo esteja a pintar outra vez com outras cores.

Para evitar esta situação, deve reflectir muito bem antes de decidir comparar as tintas nas cores com que vai pintar a sua casa, quer seja a casa toda, apenas uma parede ou um móvel.

Analise e responda às seguintes questões

Quais são as suas cores preferidas?

Todos nós temos preferências, e por isso gostamos mais de umas cores do que de outras. Normalmente as que mais gostamos têm a ver com a nossa personalidade e a nossa maneira de estar. Assim, quando escolhemos cores para a casa, queremos que elas reflictam o nosso gosto e a forma como vivemos.

Qual a utilização que tem o espaço que vai pintar?

Sabemos que as cores influenciam as nossas emoções, existindo cores que nos transmitem mais energia e outras que nos fazem relaxar. Por isso, é também importante perceber o uso que vai dar ao espaço que vai pintar. Pode gostar muito do vermelho, mas se utilizar numa divisão pequena onde passa muito do seu tempo, esta cor pode tornar-se cansativa.
 
Ao decorar cada divisão da sua casa deverá considerar o fim a que esta se destina e o ambiente que nele deseja criar. Por exemplo, o hall de entrada dita a primeira impressão que as visitas têm da sua casa.
 
Se a sua sala de estar for essencialmente um lugar de repouso, poderá optar por cores sóbrias, mas se preferir torná-la um local de entretenimento, deverá usar cores mais estimulantes. As cozinhas têm normalmente um ambiente quente que poderá ser atenuado usando superfícies brancas, combinadas com tons frescos.
 
Ao contrário, as casas de banho parecem frias mas poderá dar-lhes um ambiente mais aconchegante usando tons quentes.
 
Os quartos são divisões muito pessoais, onde o gosto de quem os habita deve predominar.

Luz Natural Luz Artificial

O espaço tem muita luz natural? Ou tem que recorre à luz artificial?

Ao escolher a cor de uma tinta deverá ter em conta a sua reacção a diferentes tipos de iluminação, pois qualquer alteração ao nível ou qualidade da iluminação de uma divisão da casa alterará a nossa percepção das cores usadas – uma cor escolhida à luz do dia pode parecer-lhe diferente quando está sob luz artificial, seja ela incandescente, fluorescente, halogéneo ou led.
 
O importante é fazer sempre o teste da(s) cor(es) que escolheu com uma pequena amostra de cor (+- 50cm x 50cm), em diferentes áreas da superfície, de modo a testar o seu comportamento face à intensidade de diferentes tipos de iluminação.

Qual é a forma geométrica da divisão?

Espaços pequenos beneficiam com as cores claras e frias como os azuis e os verdes, que fazem recuar as paredes criando uma sensação de largura. Inversamente, as cores fortes e quentes, como o vermelho e o laranja, fazem avançar os limites da sala, criando uma sensação de aproximação e envolvência, ideal para espaços grandes e frios. Ainda de acordo com esta lógica, pode alargar um corredor ou um quarto estreito pintando as paredes de fundo com uma cor quente e as laterais com uma cor mais clara. Assim, as paredes vão parecer mais afastadas, ao mesmo tempo que o compartimento irá parecer mais curto.

Saiba como dimensionar espaços, no seguinte artigo: Dimensionar Espaço

O espaço está virado a norte, sul, este ou oeste?

Tenha em atenção ao tipo de orientação da divisão da casa que pretende decorar, dado que espaços voltados a Norte, por serem mais sombrios, pedem cores quentes; da mesma forma, os espaços virados a Sul e, portanto, mais beneficiados com a luz do sol, podem ser compensados com tons frios.

SalaAmpla_SalaAcolhedora

O seu objectivo é ter um espaço acolhedor ou amplo/aberto?

Se pretender um espaço mais amplo opte por cores neutras, como os brancos, os cremes e bejes ou outras cores de tonalidade clara. Já os tons quentes conferem aos espaços um clima mais acolhedor.

Casa Colorida

Após responder e reflectir sobre as resposta que deu às questões anteriores, terá chegado a algumas conclusões, terá pensado em alguns tons e colocado de parte outros, por isso e possivelmente já terá uma ideia mais concreta da cor ou cores com que deseja pintar a área.

Depois desta reflexão poderá simular as suas ideias em simuladores de pintura de ambientes. Se o deseja fazer agora, clique no botão abaixo.

Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cores Favoritas

As Minhas Cores Favoritas

Cores Tintas e Pintura

Importante - Cores nos Monitores

Apesar de todos os nossos esforços, por razões técnicas, não podemos garantir a precisão das cores que surgem no seu ecrã. Por um lado, a visualização dos tons depende das definições e da resolução do seu ecrã, por outro lado, o tom de uma tinta depende da luz, das cores circundantes e do tipo de tinta escolhida. Para uma escolha mais precisa recomendamos que consulte o leque de cores disponível nas lojas de tintas e, sempre que possível, faça um teste no local a ser pintado, utilizando amostras de tinta nas cores escolhidas.

Ok, percebi
Mostrar Cores Escolhidas